Na tela - Earl Moran

06:46

Earl Moran

Earl Steffa Moran nasceu em Belle Plaine, Iowa. Foi um dos grandes ilustrador de pin-ups dos anos 40 e 50.
John Stich foi um dos primeiros a dar instrução e aulas para Moran, idoso artista alemão que também ensinou o grande ilustrador WHD Koerner.

Moran também estudou com Walter Biggs no Instituto de Arte de Chicago, depois estudou na Art Students League em Manhattan onde tomou instrução de artistas como Vincent Drumond, Robert Henri, Thomas Fogarty e do lendário anatomista George Bridgman.
Depois de se mudar de volta para Chicago em 1931 abriu um pequeno estúdio onde se especializou em fotografia e ilustração, ele enviou algumas pinturas de meninas de biquíni e vestidos para duas empresas de calendário, quando ambos, Brown e Bigelow e Thomas D. Murphy Company, compraram as obras e a sua carreira foi lançada oficialmente.

Earl Moran pintando Marilyn Monroe quando ainda era Norma Jean em 1940s.
Em 1932 Moran assinou um contrato exclusivo com Brown e Bigelow e em 1937 suas pin-ups foram sucesso de vendas de milhões de calendários para a empresa. Em 1940 a revista LIFE publicou um artigo titulado Falando de imagens que se concentrou principalmente no trabalho de Moran, fazendo dele uma celebridade nacional.
Em 1941 Moran ajudou a editora da revista de Robert Harrison a lançar uma nova revista masculina chamada Beauty Parade que mais tarde contribuiu para a exploração de pin-ups para outras revistas.
Em 1946, mudou-se para Hollywood, pintando muitas estrelas de cinema como Betty Grable em cartazes publicitários. Logo após sua chegada ele entrevistou uma jovem estrela chamada Norma Jean Dougherty (Marilyn Monroe) que quis posar para ele. Marilyn Monroe posou para Moran durante 4 anos criando uma grande amizade.
Ela sempre dizia para ele fazer um desenho melhor de suas pernas que saiam muito finas em suas pinturas.
Os trabalhos de Moran feitos durante este período são os mais valiosos, uma de suas pinturas de Marilyn foi vendida por 83,650 dólares.



1948
Moran viveu em San Fernando Valley durante os anos 50, dirigiu e estrelou filmes de curtas metragem para a televisão, pintou retratos e manteve a sua posição como uma estrela do mundo das pinups.
Depois de uma mudança para Las Vegas, Moran decidiu dedicar seu tempo a pintar temas de belas-artes como a nudez, que era seu tema favorito. Assinando com Aaron Brothers  Galleries ele pintou para colecionadores até 1982 quando sua visão começou a ficar ruim. Uma curiosidade interessante é que alguns de seus trabalhos anteriores para Harrison foram assinados como Steffa ou Black Smith dando ainda mais valor as suas obras consideradas raras.

Conheça algumas de suas pinups:



Nasceu em: 08 de Dezembro de 1893
Morreu em: 17 de Janeiro de 1984.

Fontes e inspirações:  Wikipedia/pinterest

Você também vai gostar:

Comentários
0 Comentários

0 comentários

Obrigada por sua visita! Deixe seu comentário e sinta-se a vontade para voltar quando quiser.